22/06/2013

 Material didático utilizado no Curso de Qualificação para Grupos de Apoio.

Consulte nos links abaixo:

Cuidados Paleativos

Fonoaudiologia

Questões Sociais

Diagnóstico e Tratamento da Doença de Alzheimer
A ABRAz – Regional Tocantins no dia 22 de junho deu continuidade ao Curso de Qualificação para criação de Grupos de Apoio para atender aos cuidadores e pessoas com a Doença de Alzheimer. As aulas estão sendo ministradas no Auditório do Bloco IV do Campus da Universidade Federal do Tocantins. O Projeto que está sendo realizado com o patrocínio do Banco da Amazônia S/A e neste segundo Módulo o tema enfocado foi INSTRUMENTALIZAÇÃO DE PROCESSOS GRUPAIS E VIVÊNCIAS.

Selma de Castro Lima

Assistente Social - ABRAz Nacional, ministrou aula no período da manhã sobre instrumentalização de processos grupais e vivências e além da apresentar a fundamentação teórica realizou dinâmica de grupo possibilitando a interação entre os participantes.

No período da tarde  aspectos importantes sobre as demências foram esclarecidos aos participantes do curso.

Dra. Etiene Ribeiro de Almeida
Médica Geriatra - com o tema: Cuidados Paliativos nas demências

 
Patrícia Policeno de Resende

Fonoaudiologa, especialista em gerontologia UMA/UFT e Mestre em Saúde e gestão do Trabalho com o tema: A fonoaudiologia nas demências

Turma no encerramento do 2º Módulo





A ABRAz – Regional Tocantins iniciou no último dia 21 de junho o Curso de Qualificação para criação de Grupos de Apoio para atender aos cuidadores e pessoas com a Doença de Alzheimer. As aulas estão sendo ministradas no Auditório do Bloco IV do Campus da Universidade Federal do Tocantins. O Projeto que está sendo realizado com o patrocínio do Banco da Amazônia S/A e neste segundo Módulo o tema enfocado será INSTRUMENTALIZAÇÃO DE PROCESSOS GRUPAIS E VIVÊNCIAS.
Natália Nogueira Degaki
Psicóloga, especialista em psicologia clinica e hospitalar, co-coordenadora de grupo de cuidadores familiares ABRAz/SP ministrou aula sobre instrumentalização de processos grupais e além da apresentar a fundamentação teórica realizou dinâmica de grupo possibilitando a interação entre os participantes.

08/06/2013


Fonte: Priscila Cavalcante – Assessoria de Imprensa Vereador Professor Júnior Geo
 
Requerimento de Júnior Geo sobre criação de centros para acompanhamentos de idosos é aprovado
Familiares de portadores de Alzheimer e outras demências poderão contar com um centro de acompanhamento e tratamento após a aprovação de requerimento do vereador Professor Júnior Geo (PSB) pela Câmara Municipal na sessão desta quinta, 6. A matéria sugere projeto de lei ao Executivo para implantação de uma rede de serviços de atendimento e suporte familiar para portadores destas doenças nos chamados Centros-Dia.
O Centro-Dia é uma rede de serviços completos para idosos que necessitam de supervisão, assistência e cuidados durante o período diurno, evitando que sejam internados em asilos ou casas de repousos.
Dessa forma, o familiar responsável por estes cuidados pode trabalhar e exercer suas atividades com a tranquilidade de que o ente está sob a supervisão adequada. Ressalta-se nesse modelo o baixo custo quando comparado a uma unidade em que o interno hospeda-se também no período noturno.
Somente no Tocantins, já são 5.280 tocantinenses portadores da doença. Os números são de reportagem do Jornal do Tocantins do dia 26 de maio. Em todo país, o número de portadores da doença pode chegar a 800 mil, segundo a reportagem.
“Precisamos dar atenção especial a este público que tanto contribuiu para a sociedade e na velhice passa por dificuldades que podem ser amenizadas por meio do acompanhamento adequado em Centros como este que os tratarão com a dignidade merecida”, observa o vereador.
O pré-projeto sugere que o atendimento seja feito por meio de equipe multidisciplinar com despesas por conta de dotações orçamentárias próprias do Executivo. No Centro-Dia são realizados serviços de apoio à saúde, ao convívio social e familiar e ao processo terapêutico de idosos com Alzheimer e outras demências. Este modelo de tratamento é utilizado nos Estados Unidos, país que já conta com mais de 5 mil unidades como esta.