Eventos

 

 DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER 

 

Em 21 de setembro é o Dia Mundial do Alzheimer. A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença.

 

 

Clique aqui e conheça as atividades que a ABRAz-TO programou 

 

 

 

 

Projeto Basa - Formação de Grupos de Apoio

APRESENTAÇÃO

A ABRAz - Regional Tocantins objetiva com este projeto qualificar oitenta voluntários para formar quatro Grupos de Apoio (GAS), com dez integrantes. O público alvo é formado por profissionais da área da saúde e de outras áreas interessadas em integrar grupos de voluntários. O curso terá como foco produzir conhecimentos na área da saúde sobre o diagnóstico, tratamento, aspectos cotidianos de como cuidar de pessoas com a doença de Alzheimer e pelo caráter interdisciplinar vai tratar de temas voltados ao bem estar e a defesa dos direitos dos pacientes, familiares e cuidadores. A proposta tem por finalidade promover a integração da ABRAz-TO dos profissionais da área da saúde, da Rede de Proteção à Pessoa Idosa, com o seu público alvo (cuidadores familiares de pessoas com a doença de Alzheimer). Como resultado se espera formar quatro grupos de apóio (GAS) com dez participantes cada, para realizar atendimento junto à população nas regiões carente de Palmas.


Conheça o Projeto e acompanhe em nosso blog






 

 DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER 

Relatório das atividades alusivas a data clique aqui e conheça

 “Alzheimer: Quanto antes souber, mais tempo você terá para lembrar”

APRESENTAÇÃO
Em 21 de setembro é o Dia Mundial do Alzheimer. A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença.
A ABRAz- Associação Brasileira de Alzheimer é uma entidade privada de natureza civil com 20 anos de história e a missão de ter representatividade nacional como núcleo central das pessoas envolvidas com a doença de Alzheimer e outras demências.
A  ABRAz – Regional Tocantins foi fundada e constituída formalmente no dia 03 de maio de 2012 como unidade federada à ABRAz Nacional. A entidade se encontra instalada na Universidade da Maturidade – UMA – no Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins – UFT -. Somos uma organização não governamental constituída por familiares de pessoas com doença de Alzheimer (DA), por profissionais da área da saúde e interessados em estudar a temática. O objetivo da associação é fornecer informações sobre a DA, tais como: diagnóstico, tratamento, orientações sobre os cuidados com a pessoa com doença de Alzheimer e com o cuidador, dentre outros, atendendo ao familiar cuidador e ao profissional envolvido no atendimento à pessoa com a Doença de Alzheimer.
O trabalho está sendo desenvolvido por voluntários envolvendo profissionais da área de saúde, educação, jurídica e outros, bem como familiares de pessoas com Doença de Alzheimer (DA). Trata-se de uma organização que se sustenta a partir de contribuições de usuários e de parcerias com empresas de iniciativa privada, recursos estes utilizados na produção de material informativo para a população em geral, e material de treinamento para os familiares participantes das reuniões e para os coordenadores responsáveis pelos Grupos de Apoio (GA). 
OBJETIVOS DO EVENTO
Promover atividades múltiplas com a finalidade de esclarecer a população sobre a demência em especial a Doença de Alzheimer, abordando questões como: diagnóstico, tratamento, orientações sobre os cuidados às pessoas com a doença e com o cuidador, dentre outras.

Divulgar a ABRAz-TO como entidade estadual que tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas com a Doença de Alzheimer e seus familiares, buscar junto aos órgão públicos meios para possibilitar um melhor atendimento as pessoas envolvidas com DA, orientar os DA e seus familiares e estudar o tema para auxiliar o poder público nas ações relativas a DA.

PROGRAMAÇÃO                                     


Manhã                                                                                      
8h – 10h    Blitz de conscientização da população em geral sobre a Doença de Alzheimer instalado na Av. JK (região dos bancos) com a distribuição de folhetos informativos e coleta de assinaturas para o abaixo assinado relativo ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública.
11h – 13h    Encenação realizada no Palmas Shopping promovida por grupo teatral com a interação e abordagem da população propondo reflexão sobre a importância do debate, colaboração e a efetiva participação voluntária para melhorar a qualidade de vida dos pacientes acometidos de DA. Atores simulam encontros com as pessoas, como se fossem “velhos conhecidos” e distribuem fitinhas alusivas ao DIA MUNDIAL.

Tarde                                                                                                  



 Horário   Atividade

14h          Abertura e momento cultural com os alunos da UMA/UFT

14h30      Dr. Euler Esteves Ribeiro -  Médico geriatra (clicar no nome)
               Tema: Doença de Alzheimer: diaginóstico e tratamento

15h          Momento cultural: Apresentação dos alunos da UMA/UFT

15h15      Judy Robbe - Gerontóloga e terapeuta holística. (clicar no nome)
               Tema: O preparo da família do idoso com (Alzheimer) 

16h          Pe. Paulo Cristiano Luz Frade
               Tema: A formação humana e a atitude voluntária

16h15      Perguntas aos palestrantes

17h          Coffee Break e encerramento

Local: Auditório da Associação Tocantinense de Municípios - ATM. Avenida Teotônio  Segurado, 501 Sul, Conj. 01, Lotes 20 e 21. Clique no MAPA DO LOCAL


JUSTIFICATIVA                                                                                                                     

Segundo estudos temos mais de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer, mas este número é ainda maior considerando o preconceito dos próprios familiares em relação às pessoas com DA e dados revelam que apenas 25% das pessoas idosas sabem que tem a doença. Por ainda não existir uma campanha em massa apontando a importância do diagnóstico precoce e a possibilidade de melhorar substancialmente a qualidade de vida das pessoas acometidas pela DA e seus familiares, bastando apenas esclarecimentos sobre a doença para aumentar a eficiência no tratamento, é que a ABRAz-TO propõe este atividade com a finalidade de produzir um volume de informações importante e de grande impacto para reflexão sobre este problema relevante, pois teremos no país nos próximos 50 anos uma população de idosos à nível europeu de hoje e estudos apontam que 40% desta população, com idade acima de 80 anos, será acometida pela DA.

REALIZAÇÃO DO EVENTO

Data: 21 de Setembro de 2012


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário