28/10/2013

ABRAz - Tocantins discute a estruturação dos Grupos de Apoio



A ABRAz Regional Tocantins se reuniu no último sábado (26 de outubro) para definir os locais, calendário e a dinâmica que será aplicada  ao atendimento à população pelos Grupos de Apoio da entidade. A reunião foi produtiva e os presentes apresentaram várias sugestões para a condução deste trabalho. Os locais definidos para atendimento são: 1) Grupo de Apoio da Região Sul – Paroquia Santo Antônio – Aureny III - Rua 30, APM 10, Quadra 105, Lote 04, - atendimento às primeiras quintas-feiras de cada mês; 2) Grupo de Apoio da Região Centro - Norte – 306 Sul, Alameda 12, APM 3 - Plano Diretor Sul - atendimento às terceiras quintas-feiras de cada mês. Será publicado neste Blog oportunamente o Calendário Anual de atendimento.
Em relação à dinâmica aplicada ao atendimento ainda será definida em reunião que foi agendada para o dia 23 de novembro, ficando aberta aos colaboradores da entidade a remessa de sugestões para o estabelecimento de um formato que seja informativo, participativo e interativo.



19/10/2013



Maria Rita Bazolli, da ABRAz-Regional Tocantins,  atual presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa – COMDIPI,  comparece à capacitação dos conselheiros municipais e estaduais por meio da Oficina de Planejamento Estratégico. A oficina prevê o estabelecimento das metas e diretrizes para as gestões em andamento e foi ministrada por Neusa Pivatto Muller – Coordenadora Geral dos Direitos do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com o tema: Política Nacional para a Pessoa Idosa
Durante a palestra, Neusa Pivatto abordou pontos da legislação brasileira e da Política Nacional da Pessoa Idosa, destacando que apesar da necessidade de avanço da pauta, o Brasil merece destaque internacional sobre o assunto, tendo como exemplo nosso Estatuto do Idoso, que tem se consagrado como referência para diversos outros países. 
A respeito do trabalho realizado, a representante da SDH pontuou, entre outros, a discussão sobre a profissionalização da atividade de cuidador de idosos, a criação da Secretaria Nacional da População Idosa e a meta pela instauração de Conselhos em todos os municípios brasileiros.
Neusa Pivatto falou sobre a importância do papel dos Conselhos de Direitos, pois, são eles que estabelecem uma relação mais próxima com a população e se encarregam de dar voz aos seus representados, levando às instâncias da lei as reais reivindicações da categoria.

Fotógrafo: Marcelo de Deus

 


03/10/2013



Maria Rita Bazolli, Presidente da ABRAz-Regional Tocantins,  que atualmente preside o Conselho Municipal da Pessoa Idosa – COMDIPI,  em companhia dos membros da diretoria e dos conselheiros da entidade estão participando durante esta  semana de 30 de setembro a 04 de outubro das comemorações do Dia Internacional do Idoso. Esse evento esta sendo realizado pelo SESC Tocantins em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa - COMDIPI.
Entre as atividades promovidas pelo evento estão sendo realizadas Blits Educativas nas Avenidas Tocantins (Taquaralto) e Juscelino Kubitschek, e, nas estações de ônibus da Capital. Neste trabalho interativo com a sociedade foram distribuídos folhetos educativos com a finalidade de conscientizar a população sobre as principais questões dos idosos (saúde-direitos-etc.).
A semana alusiva ao Dia Internacional do Idoso será encerrada com seminário e oficinas para formação dos conselheiros municipais, além de Palestra ministrada por Neusa Pivatto Muller – Coordenadora Geral dos Direitos do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que abordará o tema: Política Nacional para a Pessoa Idosa, Mapa da Violência e o Papel dos Conselhos.