27/01/2014



Durante o ano de 2013 a ABRAZ-TO preparou e instituiu dois Grupos de Apoio para realizar um trabalho de orientação aos familiares e cuidadores das pessoas com a Doença de Alzheimer.
A ABRAZ-TO em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins e patrocinada pelo Banco da Amazônia S/A. promoveu durante o ano de 2013 um curso de qualificação com carga horária de 48 horas para pessoas com interesse em integrar os seus Grupos de Apoio. O curso interdisciplinar foi dividido em três módulos com carga horária de 16 horas, sendo ministrados por vários profissionais da área da saúde e jurídica.
Entre os mais de 150 participantes que receberam os certificados do Projeto de Extensão Universitária “SABER PARA APOIAR” da UMA/UFT a associação selecionou 21 deles, para formar os dois Grupos de Apoio que atuarão na cidade de Palmas.
Continuando o processo de estruturação deste novo desafio a ABRAZ-TO realizou nos meses de novembro, dezembro e janeiro uma qualificação especifica para as pessoas selecionadas. Entre as atividades desenvolvidas foram discutidas as maneiras de atuação dos Grupos de Apoio e a preparação de um material padrão de trabalho.
No último dia 25 de janeiro a equipe se reuniu para a apresentação do resultado final de padronização do trabalho de atendimentos de orientação propostos e marcou definitivamente o inicio de suas atividades para o dia 06 de fevereiro.
A equipe está otimista e certa de que a contribuição resultante desta nova atividade de orientação será relevante para a sociedade palmense. Pois, embora não se tenha dados concretos em relação aos números de pessoas com a doença de Alzheimer na cidade se observa muitos familiares sem apoio básico. Justamente este apoio básico que esta sendo proposto por esta atividade dos Grupos de Apoio da ABRAZ-TO. 

REGISTRO DOS ENCONTROS DA PREPARAÇÃO ESPECIFICA DOS GRUPOS DE APOIO