25/08/2013




A ABRAz Regional Tocantins concluiu neste sábado (24/08) o  Projeto: Curso de Qualificação para a criação de grupos de apoio para atender aos cuidadores e pessoas com a doença de  Alzheimer e recebeu excelente avaliação dos participantes.

Este Projeto foi desenvolvido com o patrocínio do BANCO DA AMAZÔNIA S/A em parceria institucional com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins - UFT. O trabalho consistiu num curso de qualificação dividido em três módulos com o total de 48 horas de atividades, abordando variadas temáticas relacionadas a Doença de Alzheimer.
 O objetivo do Projeto foi de preparar candidatos a integrar Grupos de Apoio (GA) para realizar atividades de orientação sobre a Doença de Alzheimer nas comunidades carentes de Palmas.
A parceria institucional resultou em Projeto de Extensão que foi registrado na Universidade Federal do Tocantins (PROEX). Portanto, os alunos do curso receberão um certificado de participação comprovando a sua atividade de qualificação, que será emitido pela UFT. 

No encerramento a Presidente da ABRAz Regional Tocantins, Rita Bazolli, convocou os presentes para reunião da entidade que vai acontecer no dia 14 de setembro de 2013 (sábado), às 9 horas, na Quadra 108 SUL, Alameda 08, Lote 16/18, Residência Geriátrica. A reunião terá a finalidade de complementar o quadro diretivo devido alguns integrantes da diretoria de fundação não conseguirem mais exercer as suas atividades na entidade, por razões pessoais.

A Presidente pontuou, que a principal finalidade da reunião será a formação dos Grupos de Apoio com objetivo de iniciar imediatamente os atendimentos para difundir, orientar e levar aos palmenses a importância de que o conhecimento acerca da Doença de Alzheimer poderá proporcionar melhor qualidade de vida, não só às pessoas acometidas pela doença, mas para os seus cuidadores, sejam familiares ou profissionais.

A ABRAz Regional Tocantins propôs a criação já nesta primeira reunião de uma agenda positiva com reuniões quinzenais denominadas de qualificação permanente e já indicou algumas temáticas importantes como: elaboração de Plano de Trabalho para os Grupos de Apoio; estabelecimento de metas para ABRAz Regional Tocantins 2013/2014, estabelecimento de ações concretas para a agenda positiva; deixando claro que serão recebidas sugestões dos associados.

Rita Bazolli disse também que o Projeto pioneiro foi um marco histórico local, frisou que na reunião da ABRAz Nacional, ocorrida em julho, na cidade de São Paulo, recebeu elogios pela iniciativa e execução deste trabalho. Alertou que o processo de qualificação será permanente, mesmo com as dificuldades impostas pela inexistência de recursos para esta finalidade. Aproveitou para agradecer a toda sua diretoria pelo apoio ao trabalho, especialmente aos que estiveram à frente durante a execução do Projeto, como a Rosane, Valfrido, Dra. Marcia, Silvanete, e outros. Frisou que sem o patrocínio do BANCO DA AMAZÔNIA S/A., não haveria viabilidade econômica para execução deste sonho, motivo pelo qual afirmou que se inscreverá nos próximos editais, mesmo porque mostrou que é possível usar recursos públicos de maneira à beneficiar a população, especialmente a população carente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário