06/02/2014

Reunião de Grupo de Apoio

A ABRAz - Regional Tocantins realizou sua primeira reunião de Grupo de Apoio neste dia 06 de fevereiro. A reunião prescindiu de um levantamento histórico da associação com a finalidade de registrar um processo de construção de quase dois anos para chegar neste momento. Os voluntários que atuam nos Grupos de Apoio da ABRAz Regional Tocantins passaram por um processo de qualificação multidisciplinar em 2.013. Este curso abordou vários aspectos da doença. tratamento, relacionamento e direitos jurídicos das pessoas com a doença de Alzheimer. Na reunião foi apresentado uma proposta didática das atividades a serem desenvolvidas nos encontros mensais, como resultado da construção realizada em reuniões dos membros dos Grupos de Apoio. Os presentes aprovaram a metodologia, porém ficou claro que o aprimoramento será continuo. 













03/02/2014

Grupos de Apoio

ABRAz inicia atividades 2014


Durante o ano de 2013 a ABRAz Regional Tocantins realizou um curso de qualificação preparando voluntários para atuar em Grupos de Apoio e no dia 06 de fevereiro inicia suas atividades de atendimento à população.
Os Grupos de Apoio estão divididos em Região Sul e Centro-Norte da cidade de Palmas. No próximo dia 06 em evento de inauguração das atividades o Grupo de Apoio da Região Sul realizará seu primeiro atendimento. O trabalho se divide em quatro blocos: no primeiro será apresentada a associação; no segundo explanação sobre a doença e tratamento; no terceiro os objetivos e como funcionarão os Grupos de Apoio e finalmente a participação dos presentes com esclarecimentos e troca de experiências.
A coordenadora geral dos Grupos de Apoio DINÉA WOLNEY COSTA MATHEWS explica que os voluntários frequentaram um curso de qualificação, posteriormente a equipe construiu e estruturou esse trabalho de atendimento. Menciona que os voluntários estão cientes de que a proposta é um desafio e uma nova experiência para todos. Pondera que o amadurecimento deste processo virá com o tempo. Entende que esse trabalho conseguirá efetivamente atingir os interessados (familiares, cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer), apropriando-se dos problemas e dos saberes, tanto dos voluntários como dos participantes da atividades, ao longo das reuniões que acontecerão a partir de agora mensalmente.
A coordenadora da Região Sul MARIA CÉLIA DA SILVA TAVARES está otimista e ansiosa, destaca que por não existir ainda em Palmas um trabalho especializado neste tipo de atendimento a ABRAz Regional Tocantins tem um importante papel e uma grande responsabilidade social. A coordenadora convida os interessados a comparecer no dia 06 na  Paróquia Santo Antônio - Endereço: Rua 30, APM 10, Quadra 105, Lote 04, Aureny III. Palmas - TO,  às 19 horas.
A atividade será reproduzida para a Região Centro-Norte da cidade no próximo dia 20 de fevereiro, às 19 horas, com as mesmas características e também passará a ocorrer mensalmente.
A coordenadora da Região Centro-Norte MARLY MATWIJSZYN convida as pessoas interessadas a acompanhar pelo Blog a definição do lugar. Destaca que as equipes estão preparadas para o desafio e que a população receberá efetivamente apoio da associação nos encaminhamentos dos problemas decorrentes da atenção às pessoas com a doença de Alzheimer.
Conheça o trabalho dos Grupos de Apoio da ABRAz Regional Tocantins